terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Sem novidades.


Que o trânsito em nosso país é uma vergonha, uma guerra, ninguém mais tem dúvidas. O que ainda nos intriga, é o porque , apesar de tudo o que é feito e do dinheiro que é gasto, ainda não conseguimos chegar a um consenso.O acidente acontecido em Capão da Canoa, creio, nos dá claros indícios de onde vem este pouco caso das autoridades envolvidas para com a vida humana.
Uma irresponsável, bêbada,sem habilitação, com um carro em alta velocidade, perde os contrôles do veículo envolve-se numa carambola da qual resultam duas vítima fatais. O delegado, frente as evidências, solicita ao juíz a homologação do flagrante, o que enviaria os prováveis culpados para a cadeia tão logo se recuperassem dos ferimentos. O flagrante é homologado, mas, logo em seguida a autoridade ordena a libertação dos presos. A comoção, de parentes e amigos das vítimas fatais, é lógico, não se conformam, geram protestos.E agora chego onde queria chegar. Ora, um juíz não está ali para inventar leis,ele as aplica segundo o seu entendimento. E tem que ser assim. Existe todo um doutrinamento,um caminho a ser seguido até a manifestação por parte da autoridade se o preso pode, ou não continuar detido. As leis não feitas pelo juíz. Elas, infelizmente são feitas por políticos, e a estes não interessam as filigranas,os furos,as brechas, os artifícios que ficam subentendidos na confecção de uma lei. Friamente , era caso de prisão, sem nenhum outro argumento: Um casal de irresponsáveis, uma condutora alcoolizada, dois mortos. Em qualquerr lugar do mundo não haveria apelação. Mas, estamos falando de Brasil, ai o caso fica complicado. Escrevia a poucos dias atraz que aqui neste nosso país a lei é feita apenas para punir negros,pobres,e desempregados e que é muito fácil burlar todos os controversos caminhos para uma condenação ou até mesmo para uma prisão se pudermos contrar um bom advogado. Se, efetivamente estamos querendo acabar com esta carnificina no trânsito, é nosso dever obrigar a classe política fazer leis mais duras, e acima de tudo que ningúem fique impune. Se quizermos evitar mais mortes devemos exigir mais dos responsáveis. Passeatas,missas, orações,abaixo assinados isto não sensibiliza mais ninguém. No luxo de seus escritorios, no tapete azul do congresso, o que importa é a eterna farra. Que se lixem os mortos,que se lixem os familiares enlutados, que vivam os irresponsáveis e assassinos do trânsito. Afinal,posso tirar uma,duas,dez vidas humanas. Tenho dinheiro, bons advogados e o principal..a lei a me favor.
Pelo jeito vamos continuar a estar bem informados. As tirinhas do VS vão continuar a nos apresentar as mesmas caras do ano de 2011, sempre com as mesmsas curtas que servem apenas para abrir a janela ,nada mais.Na edição 10161 (03/01/12) as estampas do Ballin,da Madalena, da Marcia, e de lambuja do Ronie. Tudo serve de noticia para aparecer na vitrine.
Gostei da entrevista do senhor prefeito municipal ao VS. Em termos de planos para o futuro não deu nenhuma noticia que não fossem os projetos do governo federal. Para o último ano de seu mandato bem que poderia pensar nas ruas, nas calçadas, na colocação de placas com os nomes das ruas, no recolhimento de entulhos e galhos. Tudo isto, é claro, sem a interferencia do Caco, nem do Avelino.
Pois a secretaria Madalena, nos traz uma novidade. Vão tentar arborizar novamente a cidade. Houve, nesta cidade um admnistrador (Aurio Camboím) que pensou um dia ser capaz de transformar esta cidade num grande pomar (cidade das laranjeiras) plantou centenas, milhares de mudas de laranjeiras por toda a cidade. O velho e bom amigo ,não contava com o banditismo das oposições, as mudas que não foram roubadas eram cortadas a facão só pelo simples prazer de estragar, não permitir que a ideia vingasse. Esta nova ideia, também não vai vingar. Não que eu seja pessimista, não. Sou realista. Nossa cidade virou um caldeirão,aqui tem gente de todas as partes do Brasil. Sapucaia do Sul não se iguala um milimetro sequer com as cidades do interior que ainda não perderam sua essencia. Vai ser dinheiro jogado fora, e perda de tempo. Sinto muito, mas vivo a sessenta anos neste ninho, conheço muito bem nosso povo.
Falando em adimnistração municipal, pergunto: De que serve uma farmacia popular municipal se nunca tem os medicamentos procurados? chega a ser ridículo. A resposta mais ouvida em 2011 foi "ESTAMOS EM FALTA" e ao que parece vai ser repetida em 2012.

Nenhum comentário: