quinta-feira, 11 de julho de 2013

Para ler e refletir.


Lá se vai o dia 11 de Julho, para uns o dia da greve geral, para outros o dia da mobilização, e para outros ainda o feriado extra calendário. Ao olharmos os rostos cansados de alguns agitadores de bandeiras,alguns protestadores, como eu gosto de falar, notamos um ar de cansaço. Um ar de desânimo. Com efeito, com um pouco mais de calma, de atenção,podemos chegar a conclusão, de que nada disto deveria ter acontecido. Refiro-me a tanto pedidos,tantas indagações,tantas esperanças, tantas incomodações, mesmo sabendo de que nada disto vai acontecer. Nada vai mudar. Calma, não sou pessimista, apenas acompanhe meu pensamento. Os organizadores deste movimento de hoje são principalmente os sindicatos. As duas forças propulsoras de greve fajuta,  são a CUT, e a Força Sindical, esta dirigida pelo Paulinho que também é deputado federal. Agora vejamos o que pedem; 10% do PIB para a educação, 10% do orçamento da União para a saúde.Retomada da reforma agrária,redução da carga horária de 44 horas para 40 sem perda no salário,Fim do fator previdenciário,arquivamento do Projeto de lei 4.330 que regula a terceirização da mão de obra. 

Agora considere o seguinte, tanto a força sindical do Paulinho quanto a CUT, estão no governo Dilma. São apoiadores dos projetos e dos planos da presidenta.Mesmo assim saem as ruas,convocam um movimento fracassado (e foi um baita fracasso) para pressionar a sua chefa, a tomar algumas medidas. Porque será que estes sindicalistas de araque,estes politicoides de merda, estes falsos líderes não usam das próprias forças para fazer suas algazarras. Será que era preciso todo um dia perdido, todas estas tranqueiras,todas esta caminhadas sem fundamentos para chamar a atenção? Será que o movimento sindical neste país está tão desmoralizado que precisa obrigar o povo a ficar em casa para tentar alguma coisa? Erraram, erraram feio estes marionetes do poder,a grande maioria que saiu as ruas foi obrigado, eram funcionários públicos descontentes com alguma coisa, CCs,aspones,FGs, esta cambada que muitas das vezes nem sabe o que está fazendo ali. O esvaziamento de pessoas nas ruas não é protesto não, é MEDO, medo das balas de borracha,das surras pelas polícias das agressões gratuitas, dos vidros quebrados, dos pneus furados por miguelitos. 

O povo, o movimento verdadeiro, foi aquele que aconteceu a poucos dias, com ordem,sem baderna,sem invasões de vagabundos,sem roubos nem saques. Aquelas 100,200,300 mil pessoas que estavam nas ruas estavam pedindo algo, estavam clamando por melhorias, e mesmo assim, com toda aquela barulheira não conseguiu nada alem de promessas. O escárnio, o deboche,o desrespeito continuou. Agora vejam vocês, se tudo o que aconteceu com mais de meio milhão de pessoas protestando não se chegou a lugar nenhum imaginem meia dúzia de gatos pingados, com bandeira de siglas que inclusive dormem no mesmo ninho da aves de rapina.Quantos serão os trabalhadores que perderão o seu dia? Quantos serão os trabalhadores que perderão o emprego? E muitos destes só não compareceram ao trabalho por não ter condução. Quem já participou de movimentos como estes,quem já teve a honra de comandar greves verdadeiras (E eu tive este prazer) só pode ficar muito decepcionado em ver tantos homens e mulheres serem usados de forma tão ignóbil, tão covarde.

Fico me perguntando se estas pequenas parcelas da população(protestadores) tem o direito de trancar tantas estradas,estradas federais,estaduais,vias públicas. É um verdadeiro disparate ver duas ou três pessoas agitando bandeira no meio da BR e lá atras uma imensidão de carros esperando pacientemente que meia dúzia de aloprados se dignifiquem permitir o livre trânsito .  E dizer que todos estes protestos, são na verdade contra nos mesmos, isto mesmo, NOS somos os culpados por todas estas mazelas, se não temos saúde,se não temos transporte,se não temos segurança, se nos roubam e zombam de nossas caras, é porque nós permitimos. Nos aceitamos ,passagens,dentaduras,sacolas econômicas, terrenos a beira de valos e banhados, nos trocamos o nosso direito de exigir,de reclamar, por uma favorzinho de merda. Nós vendemos a nossa dignidade, depois temos que sair mesmo morrendo de vergonha a cabresto de falsas lideranças a exigir aquilo que é nosso por direito.

Nenhum comentário: