sexta-feira, 5 de julho de 2013

Proposta de reforma política.

E, Viva a democracia, né?
Então tá certo. Não saí para a rua,não pintei a cara,não levantei cartaz, não apanhei da brigada.Mas,me considero mais um entre os tantos amigos e amigas que graças a DEUS puderam fazer isto por mim. Porém, a minha maneira eu tive participação ativa nos movimentos, escrevi muito, foram páginas e mais páginas, para o Face, para o Blog, para os jornais do centro do país,para os senadores,deputados,prefeitos, enfim a minha maneira eu botei pra quebrar. Agora, eles (lá do planalto) acenam com bandeira branca. Muito embora muito desconfiado, vou colocar a cabeça para fora da trincheira e fazer a minha proposta de reforma política. É coisa minha, Se sou louco, não sei. Se tem algum fundamento, também não sei. Só sei, que é isso o que penso.
Primeiro; o povo escolhe democraticamente uma comissão para fazer a reforma, esta comissão, (OAB,DH,CREA,MP,PF,) não poderá ter em seu bojo NENHUM POLÍTICO de carreira. Evitar a contaminação.
Segundo; Extingue-se o Congresso. Em seu lugar assumem (por eleição direta) um deputado federal por estado, bem como um senador. Estes, por sua vez serão pagos por produção real, avaliadas as suas propostas e valorizadas de acordo com o universo de beneficiados. A base de salários (deputados e senadores) será o salário mínimo. E só. Sem mais nenhuma regalia. Plano de saúde SUS,a menos que o parlamentar pague de seu próprio bolso.
Terceiro; Nos estados o governador eleito na mesma fórmula dos deputados federais, e com os mesmos salários e benefícios. Deputados seriam reduzido a metade, apenas 20, com direito a UM assessor, todos regidos pelo regime celetista.
Quarto; Nos municípios, eleição de um prefeito (mandato de dois anos,sem direito a reeleição)com a alternativa de, no caso comprovado de mau uso das verbas públicas ter seu patrimônio todo levado a leilão para ressarcir os cofres públicos.
Desaparecem as câmaras de vereadores. No seu lugar cria-se um comitê independente, formado por pessoas de reconhecida idoneidade, os quais montarão um plano de governo que deverá ser seguido a risca pelo prefeito. 
As siglas políticas, todas, são zeradas. Quem já tiver exercido mandato até a presente data NÃO PODE PARTICIPAR DE NADA, nem como candidato, muito menos participar de comitês.
Você, que se deu o trabalho de ler, deve agora estar dando boas gargalhadas da minha proposta. E, eu aceito, porém, convenhamos, posso ter dado uma de louco, mas no fundo, no fundo é bem isto que todo mundo quer e deseja,só que não falam por medo de fazer ridículo. Imaginem, se tiver tempo e paciência para calcular, o volume de dinheiro que deixaria de ser roubado? Quantos hospitais, escolas, emprego, moradia, transporte público grátis, gêneros alimentícios subsidiados, nível de vida. Será que o louco sou EU?

Nenhum comentário: