quinta-feira, 26 de abril de 2012


Quando se diz que brasileiro não sabe votar, muitos ainda criticam, este tipo de posicionamento. Na verdade o povo ainda não aprende que para poder ser representado de verdade no congresso, na presidência nas prefeituras ou até mesmo nas câmaras municipais o mais importante é a escolha das pessoas.Jamais existira um prefeito,um governador, ou um presidente, que consiga executar todos os seus projetos se depender de conchavos com outras lideranças. A tão alardeada governabilidade. Isto nada mais é do que tornar-se refém de meia dúzia de vivaldinos. É o eu acontece com a Dilma, com O Tarso e infelizmente é o que sempre aconteceu aqui e Sapucaia do Sul.

O povo jamais pode eleger alguém que o representasse. Eleito é aquele que detém algum poder, nem sempre aquisitivo. Se um grande grupo investe num candidato, não é de graça que o faz, sempre terá a cobrança. O caso de Carlinhos Cachoeira é exemplo disto. Eleger representantes sempre foi o foco principal para quem vive da política, assim podemos notar a força das bancadas dos ruralistas,dos bancários, dos profissionais liberais,dos evangélicos, dos artistas,do futebol, enfim. Todos, de alguma maneira, conseguem eleger pessoas que vão brigar diretamente defendendo os seus interesses.

Daí você, dirá: Mas os operários têm seus representantes nas Centrais
Sindicais, estes estão lá para fazer justamente este papel. Não é verdade, pois a maioria dos representantes oriundos das classes sindicais, atuam com mãos e pés atados, vejam os exemplos do Marco Maia (origem sindical) Paulinho da Força Sindical (metalúrgicos) Sempre que algum setor consegue colocar alguém e este alguém tentar se impor é degolado, lembram do Ministro do Trabalho Magri? E mais recentemente o Lupi? Então volto a frisar, Enquanto não aprendermos a escolher os nossos legítimos representantes teremos que forçosamente depender de migalhas, bolsas isto, cartões aquilo, programa para isto,programa para aquilo.

Exemplo clássico da força de uma bancada foi a aprovação do texto base, ontem pela câmara do Código Florestal. Os ruralistas pressionaram e levaram a melhor, em detrimento de tudo de ruim que sobre para o povo. Nossos “legítimos “representantes vestiram a roupa de palhaços.

Estes penduricalhos, que os governos distribuem se assemelham aos pirulitos, ao algodão doce, as balas distribuídas para criancinhas em dia de festa nas periferias. Não representam um milésimo daquilo a que temos direito e não reclamamos. Querem exemplos? Saúde em petição de miséria, segurança atingindo níveis alarmantes, serviços públicos de péssima qualidade, excesso de impostos, alimentação cara. Tudo isto são deveres de quem administra, e direito inegável devido a quem paga, uma carga tributária das mais cruéis do mundo.

Eu só gostaria de que alguém me explicasse o valor destas declarações contidas nas tirinhas malditas, tão usadas pelos políticos da cidade e agora também pela D. Sônia. No quê aquilo ajuda? Para que servem aquelas bobagens, que beiram o ridículo? Será que não vêem que o povo nota a vontade de aparecer?puro exibicionismo, coisa de povo careta e político atrasado. E o pior é que ali desfila de tudo, não são só políticos. Mas aqui tudo funciona assim, como dizem os gaudérios “nas coxas” .

Em Capela de Santana, o PDT, também vai arriar as calças e deitar com o PMDB. Pobre do Leonel Brizola, nesta alturas do campeonato já deve ter virado Piorra de tantas voltas que deu no túmulo.

Nenhum comentário: