segunda-feira, 14 de maio de 2012


Porque sempre os mesmos?

Você já parou para pensar a respeito? A gente critica,xinga,esperneia, mas, acaba sempre votando e elegendo os mesmos. Eles pintam, bordam, roubam, trampeiam e a gente, continua a confiar neles. Sapucaia do Sul desde a sua emancipação vive a sombra de uma espécie de conronelato, ou seja, os mesmos daquele tempo, com raríssimas exceções tem se alternado no poder. É verdade que ninguém faz isto sozinho. Nós sempre os reelegemos.

Porque será que nossa cidade tem esta triste sina? Porque será que teremos que nos contentar com o Scopel, com o Arlenio, com o Ballin,com o Jarbas, com o Guilherme Vieira,com o Avelino barbeiro, com o Caco,com o Portilho, e tantos outros mais que já deveriam ter dado espaço para que outras pessoas com mais capacidade ocupassem seu lugares. Se pararmos para refletir um pouco que seja, vamos verificar, que as fortunas amealhadas por estes personagens tem sua origem no serviço público. Esta verdadeira “panela” que se instalou no poder, parece carecer de qualquer tipo de escrúpulos.

As administrações se sucedem, os problemas continuam, os discursos continuam e nos todos como bobocas ficamos olhando, aplaudindo e permitindo que vivam a bel prazer do dinheiro público, muitas das vezes bastante contestado. A farra que impera, graças ao direito de legislarem em justa causa faz com que a sangria de verbas tranque serviços fundamentais. O loteamento de cargos transforma o poder num verdadeiro mercado persa, onde todos os que se interessarem podem obter favores dos mais diversos, tipos e preços.

As falcatruas cometidas são apagadas com serviços de última hora, buracos são tapados, praças até então jogados ao mato são restauradas. Fazem uma nova maquiagem na  noiva que reclama do abandono. As eleições apenas se avizinham e no entanto já podemos observar pelos comentários que os mesmos atores já se movimentam para ocupar o picadeiro. A administração do Ballin e do Ibanor marcadas pela, pela incompetência do primeiro e o comodismo do segundo foi como uma balde de água fria na cara de todos aqueles (inclusive eu) que lutaram, que acreditaram num novo projeto.

Fomos, todos nós,traídos, humilhados por meia dúzia de falsos profetas. Venderam-nos um produto refinado e entregaram o rascunho de um fiasco. Não tinham capacidade, nunca demonstraram tê-lo, e nós mesmo assim acreditamos. Particularmente me sito duas vezes traído, como pedetista, e brizolista, acreditei num cidadão que prometia seriedade, garra, competência e que no entanto deixou-se seduzir pelas teias mágicas do cargo. Durante quatro anos foi um espectador, apático de tantas burradas, inclusive no seu gabinete, Não teve coragem ( e nisto tínhamos apostado)de levantar de sua cadeira e fazer valer a vez e a voz do vice prefeito. Ao contrário permaneceu a sombra de todas as besteiras cometidas pelo Ballin, sossegou-se no seu canto com apenas uma secretaria, e meia dúzia de cargos sem a menor importância.

Se,considerarmos que mesmo o cargo da Srª. Madalena, foi uma opção particular dele, chegaremos a conclusão de que a sigla não ganhou absolutamente NADA, não produziu NADA, e o pior não preparou o cenário para NADA . Agora já os jornais noticiam o abandono do Ballin ao seu antigo aliado Ibanor. Atira-se nos braços de um mamute político que já está com os beiços inchados de tanto mamar (Arlênio) numa aliança vergonhosa, descarada, por tudo o que se antecipa. Como prêmio de consolação, acena com alguns cargos,para o ex amor, como que retribuindo de alguma forma o apoio recebido , principalmente o fato de o gabinete do vice ter permanecido quietinho no seu canto, não atrapalhando o andar da caravana petista.

E, infelizmente tem tudo para dar certo. O PDT, não tem cacife para encarar uma eleição com candidato próprio, eles (a executiva) sabem que significaria suicídio, alem do mais não tem candidatos para preencher uma chapa. Com uma legenda fraca (234 voto na última eleição) e menos de 2000, conseguidos pelos candidatos a vereadores não seriam louco de se jogarem numa campanha e depois ninguém é bobo em apostar neste tipo de candidatura.

                                                                  Continua...  


Nenhum comentário: