terça-feira, 15 de maio de 2012


Porque sempre os mesmos

                                               Continuação...

Ibanor é o Scopel ao contrário.

Isto mesmo que você leu, estou me referindo a tática empregada. Vamos recordar a campanha de 2008. O candidato Luiz Scopel, vinha de uma peleia acirrada com o então prefeito Marcelo Machado, com quem aliás trabalhou e batalhou á época do Walmir Martins. Aqui vale a pena uma reflexão. Tenho para mim, opinião minha, portanto sujeita a erro que o Walmir morreu mais depressa pela pressão que faziam sobre ele para que largasse a prefeitura. Não podemos esquecer de que as últimas pessoas que visitaram o Walmir foram justamente o Luiz Scopel, o Marcelo e o Gilberto.

Ora, o Walmir desde guri sempre foi um apaixonado pela cidade. Desde o  tempo em que era motorista de taxi. Por mais debilitado que estivesse por enfrentar aquela doença terrível, não largava o prazer de atender ele próprio os compromissos na Prefeitura. Inclusive nos últimos dias havia feito uma sala logo na entrada como gabinete, para não ter que subir as escadas. Sofrendo como estava, pressionado por todos os lados pelas forças políticas que queriam sua saída, o cara não encontrou mais forças e entregou de vez a vida.

Em 2008, o Scoplel sabia que não tinha cacife para derrubar nenhum dos contrários Principalmente fazer frente ao Ballin, e ao Marcelo. Montou uma candidatura tosca, acéfala, e procurou catalisar para sua companhia os moradores das vilas mais humildes, como bom jogador, amontoava créditos que ele sabia poderiam ser usados no final do pleito. Entre debates, discussões, denúncias as peças foram sendo montadas. No final, ele ofereceu seu apoio, agora com pesquisa de intenção de votos ao Marcelo, mas o preço era alto demais. Então, veio a grande surpresa, vendo que o suicídio era iminente jogou todas as suas tralhas no barco mais próximo(do PT). Não deu outra,o Ballin, que pelas pesquisas já tinha votos suficientes, não hesitou em passar por cima de todas as ofensas, e injúrias a aceitou o Scopel como passageiro de ultima hora.

O “preço pago” foi caríssimo o” Alemão”, que  é capaz de dar nó em pingo de água abarrotou a prefeitura com seus CCs (inclusive no Meio ambiente, viram o jornal VS?).E, ai é que está a diferença entre o Scopel, e o Ibanor. O primeiro sabe como recolher material, sobras de guerras,argumentos, furos, coleciona provas. Como bom investigador monta seu dossiê particular, pois sabe que em caso de guerra todo o tipo de munição pode ser útil. O segundo age de sangue doce, delega funções para assessores mal preparados, incapaz de colecionar argumentos e provas. Teve inclusive o fato de uma CC que trabalhava com o Ibanor e teve que ser remanejada ( a vinda do coveiro já, provocava confusões) então falando com o Ibanor ele contou-me que a funcionária seria recolocada um local estratégico para colher possíveis mancadas que poderiam servir como “munição” chegou inclusive a falar sobre a Secretaria de Educação cujo secretário seria intimado por ele(vice prefeito) por não estar honrando o plano de governo. Mas, desde o início deste mandato, o vice prefeito nunca soube fazer realmente uso realmente de sua força. Sequer tinha montado uma agenda para atendimento das pessoas que buscavam o gabinete. Fui então convidado para ajudar, foi uma tarde de segunda feira. Compareci. Mas, no local não tinha espaço, para uma cadeira, e o único computador com Internet estava na mesa ocupada pelo Paulo.

A minha intenção era usar dos recursos da informática e “organizar” a agenda do gabinete. Mas, como observei que não havia espaço disponível, resolvi não permanecer.Agora aparece o senhor vice prefeito se dizendo humilhado, abandonado, traído (igual ao Scopel) e se lançando (???) como possível candidato a prefeito. Se, realmente levar em frente este projeto só estará tentando dar o troco ao Ballin, retirando votos. E só. Pelo que conheço do Ibanor ele não é homem de fazer uso de sujeiras, contra seus adversários, é fraco politicamente, teve o azar de assessorar-se de pessoas que trabalharam mais em causas próprias do que no preparo de uma possível candidatura do PDT, as eleições de 2012.

E mais uma vez, repito, não podem me acusar de não ter avisado. Falei, mostrei, provei que estava tudo errado, que as reuniões de papos furados e asneiras não levariam em lugar algum. Quantos seminários foram feitos? NENHUM. Quantas reuniões para efetivamente debater a sucessão do Ballin foram realizados? NENHUMA. Quantas correspondências foram enviadas aos filiados para comprovarem o trabalho do gabinete do vice prefeito? NENHUMA. Quantos boletins de divulgação? UM em quatro anos. (assim mesmo porque a RENATA montou,diagramou, fez as fotos, escreveu os textos), senão nem aquele recheado de erros (culpa dos chefetes Chico,  coveiro e Adriana) havia sido impresso.

Não é de agora que havia preconizado. O PDT da cidade, está numa verdadeira sinuca de bico. Se apoiar o Ballin, estará apagando todos os desaforos sofridos, e fica com a cara no chão. Se aceitar ir para o embate, vai arcar com uma estrondosa derrota, pois os adversários políticos não perdoarão alguém que comeu no mesmo prato, agora apareça para criticar a comida. Querem os culpados? São todos aqueles baba ovos que elogiaram, puxaram o saco, e levantaram os punhos te apoiando como candidato a prefeito. Faltou coragem para que algum deles desse um puxão de orelhas na executiva municipal, principalmente no Ibanor e mostrar que seguiam por uma estrada errada. Fatal.

Nenhum comentário: