quinta-feira, 10 de maio de 2012

A verdade.


PDT – Uma análise.

Muita gente ao ler o que escrevo sobre o PDT, partido ao qual sou filiado, e ao qual muito trabalho dediquei, ficam as vezes a pensar que eu não goste, ou esteja desrespeitando a sigla de Brizola. Alguns menos informados, ou novatos, pedem inclusive que seja solicitado meu comparecimento ao conselho de ética do partido. Muito bem, para que não fiquem dúvidas pairando no ar,vamos fazer uma rápida análise do desempenho do partido na eleições de 2008.

Sapucaia do Sul estava, e todos lembram conturbada. Eram acusações e todos os lados e de todos os tipos. O Então prefeito Marcelo Machado, era acusado de mil e não sei quantas demandas, que iam desde a compra de carros importados, criação de cavalos de raça. Foi então minha a primeira idéia de procurar os partidos da oposição de então para formalizarmos alianças. Alguns se apresentaram, outros desistiram no caminho.

Quando ficou acertado de que o PT seria cabeça de chapa, muitos foram aqueles que não queriam mais fazer parte da aliança. Gente que nas reuniões dizia verdadeiros impropérios e só não vou citar os nomes por uma questão de ética, Mas, com todos os prós e contras a aliança confirmou-se. Conseguimos encaixar o Ibanor como vice, os candidatos a vereador foram devidamente escolhidos. Alguns fizeram da campanha o seu dia a dia, outros preferiram escolher apenas um lugar, ficar ali plantados e só. Desde o início se trabalhava com a idéia de vencer, e por isto até a distribuição de eventuais cargos era motivo de debates. No final ficou acertado de que nenhum, dos que concorressem, ou tivessem trabalhado ficariam sem cargo.

Na época, eu era secretário executivo da sigla. E depois de confirmada a vitoria, o próprio IBANOR solicitou a mim que fizesse uma lista, com os possíveis indicados para ocupar cargos, com duas ressalvas : O Chico e o Waldir ficariam por último, pois os seus casos seriam analisados depois. Dias antes, por concordar comigo em algumas idéias numa reunião a qual eu presidira, o presidente Ibanor foi seguido pelo carro do Chico, que lhe cobrava postura diferente da tomada. Segundo palavras do próprio IBANOR, ele chegou até mesmo ameaçar (o Chico) com uma surra de facão. Tudo isto com testemunhas. O resultado das eleições para vereador foi um grande fracasso para a sigla.

Valdirzinho, foi o que mais votos amealhou, e isto que não era “velho no partido” era praticamente novato, mas que muito trabalhou e contava com o fato de ser policial civil, isto lhe rendeu 304 votos. Depois veio o tal Chico do PFT, que fez 263 votos e foi muito, para quem passava o dia na passarela do calçadão distribuindo santinhos. O terceiro mais votado Dr. Nelson com 208 votos, conseguidos graças ao fato de ser cirurgião dentista conhecidíssimo na cidade. Depois se seguiram: Waldomiro com 170, Tânia com106, Elizabete com 80, Rambo com191, e Romênia com 230.

A equipe de transição foi montada, o PT começou a distribuir seus cargos, mas estranhamente, o PDT nunca era chamado. Nossos filiados reclamavam o esquecimento, os primeiros a serem chamados o Waldirzinho e o Chico não foram indicações do PDT, coincidentemente os últimos da lista, ambos com cargos de diretor. Começamos (nos da executiva) a pressionar o Ibanor para que fosse mais enérgico, afinal todos trabalharam e agora até o Scopel, e o Arlenio estavam dando as carta e nós NADA.

Um dia, fui até a prefeitura, e pedi que o Ibanor passasse a presidência temporariamente para mim. Por dois motivos. Primeiro, eu não postulava cargo nenhum, e poderia esgoelar o Selvino que era quem boicotava todo mundo. Segundo o Ibanor ficava livre para dedicar-se a transição. Convém salientar que de todos os que trabalhavam eu era o único que não pedira nada, e TINHA condições de brigar,discutir, sem medo de retaliação. Os demais todos da executiva não faziam nada, mas NADA mesmo.

O pedido feito ao Ibanor foi o meu castigo, apareceram mil idiotas, dizendo que eu queria tomar o lugar, que estaria tramando alguma coisa e na reunião me humilharam com perguntas as mais idiotas, aquilo não parecia uma reunião de adultos pareciam criançinhas bestas que estava sendo ameaçadas pelo bicho papão. Respondi a altura, fui grosso, estúpido e botei o dedo na cara de cada um.Daquele momento em diante vi que na verdade o PDT do Brizola estava morto. Aquele PDT que ali estava era o da panela do Ibanor, e decidi que não interferiria mais na vida do diretório.

                                     Continua.........






Nenhum comentário: