terça-feira, 29 de maio de 2012


Avenida mundana.

A prostituição, a vagabundagem, o rufianismo são costumes tão ou mais velhos do que o dilúvio universal. Explorar os prazeres do corpo, oferecê-los em troca de dinheiro , vender o amor aos abandonados da sorte, a verdade é que todo mundo conhece, e agora ainda muito mais protegido,pois está protegida por lei. Talvez por isto que a Avenida Sapucaia já faz algum tempo tem se transformado numa passarela pública onde todas as noites podem ser observados todos os tipos de serviços destes gêneros.
Quem se desloca de Esteio em direção ao centro da cidade pode observar depois que escurece um estranho, pobre e vergonhoso desfile de prostitutas, drogados,travestis,gigolôs, e tudo o mais que diz respeito ao gênero. Bem no horário em que estudantes, se dirigem as escolas, lá estão elas, muitas das vezes vestindo apenas uma minúscula combinação, mostrando aos fregueses a mercadoria que se encontra a venda. Não sou contra nenhum tipo de comercio, mas creio que tudo deva terá sua hora.
 É deprimente ver pessoas nas paradas de ônibus constrangidas pelas investidas dos vagabundos que acreditam serem todas pertencentes a laia daquelas meretrizes. Isto por si só não chega a ofender os agentes da segurança, pois a própria polícia passa com suas viaturas, arriscam uma olhada e seguem como se nada estivesse acontecendo. Nossa avenida principal foi transformada numa infeliz passarela de tudo o que não é recomendável, mas que nem por isto é proibido.
 Pelas manhãs, quem costuma fazer suas caminhadas, pode ver o rescaldo macabro das noites de drogas e sexo, muitas das vezes ao longo da avenida, na rua, sem o menor respeito. São camisinhas, seringas, manchas de sangue, fezes, tem de tudo. É como se de repente aquilo deixasse de ser uma via pública e se transformasse num esgoto a céu aberto.Autoridades? mas isto existe aqui neste submundo? Policia? Mas quem disse que eles estão vigiando? Saúde pública?Nem tomam conhecimento.
Secretaria da saúde? Esta costuma se preocupar com palestras, distribuição de camisinhas, conselhos com psicólogos. O que está acontecendo de fato no corredor da imundície não faz a mínima diferença. Aqui, bem no caminho do Instituto Rubem Darío, junto a passarela, tem uma destas casas, junto ao local uma passarela usada por estudantes da Unisinos, e outras tantas pessoas que usam os coletivos. As “operárias”, costumam transitar entre as pessoas trajando apenas sutiã e calcinha, ou, em muitas das vezes, só um minúsculo baby-doll.
Isto constrange aquelas pessoas que muitas das vezes nem sabem do que se trata aquele desfile, estudantes se vêem importunadas com o assédio de marmanjos que param os carros e lascam todos os tipos de piadinhas, afinal, pensam eles, se estão na mesma passarela é tudo igual. As autoridades sanitárias do município devem urgentemente tomar uma atitude, o povo não pode ficar refém deste desrespeito, desta humilhação e tanta pouca vergonha.
Na verdade creio que este tipo de atitude tem tudo a ver com a situação pela qual passa o nosso municípo, drogadição em alta, políticos mentirosos, crimes, assassinatos,roubos, assaltos. O que será que está faltasndo acontecer para que as autoridades responsáveis tomem provdencias mais energicas? É o cáos. 

Nenhum comentário: