segunda-feira, 30 de julho de 2012


A ESMOLA

A pequena mão se estende em minha direção, nela um saquinho contendo algumas cabeças de alho, aceno com a cabeça negativamente respondendo que não pretendo comprar, então com resignação àqueles olhos baixam e se voltam para outro cliente, e a mesma resposta. Resolvo então seguir aqueles passos movidos pela curiosidade, de quem procura talvez um motivo uma desculpa por não ter ajudado.

Então surgem em minha mente aquelas campanhas que nos incentivam a não dar esmolas, a não contribuir com crianças nas sinaleiras, a denunciar ou quem sabe até chamar o conselho tutelar, a policia.Enfim, fazer qualquer coisa menos ajudar, nosso pais é campeão neste tipo de lavagem cerebral fica muito mais fácil passar adiante o problema do que quem sabe estender a mão para com uma moeda proporcionar a compra de um pedaço de pão a quem está com fome.

É nesta hora que aparecem os falsos puritanos, os arautos que pregam o fim da caridade em nome dos programas de governo que buscam cada vez mais criar uma eterna e dolorosa dependência, ou seja,parece que nos agrada sobremaneira tomar conhecimento pela mídia que o governo acaba de criar mais um, vale coisa. E a gente já passou por tantos vales, vale gás, vale transporte, vale refeição tem vale para tudo, tem até o vale caixão para poder sepultar o indigente. 

Eu sei que todo mundo conhece a mecânica dos impostos e se a gente parar para pensar um minuto que seja na quantidade de dinheiro que passa para os cofres públicos num só dia fica até atordoado por não poder entender como é que não sobra dinheiro para que se possa aliviar um pouco o peso nas costas do povo. Eu recuso uma esmola porque me dizem que esta ajuda vai servir para comprar drogas será? Mas e o dinheiro dos impostos não acaba também virando uma droga de salário nas mãos de algumas pessoas? E você que recusa dar ajuda a aceita pagar para alguém cuidar de seu carro que está estacionado em via pública para que não seja roubado, riscado ou danificado, afinal a rua é publica e segurança é um direito você não pode ser bitributado, mas você concorda em pagar então no fundo é a mesma coisa.
                      

As estatísticas em todo o mundo nos apontam para um enorme aumento da pobreza, ou seja, cada vez mais um número maior de pessoas estão dependendo de ajuda, diminuem as áreas produtivas, a mão de obra foge do campo e vem somar-se a multidão de carentes e desempregados formando verdadeiro cinturões de miséria em torno das grandes cidades, e me dizem para não ajudar, não dar esmolas, passar o problema adiante, mas passar para quem? Para a igreja? De que forma se até para ser cristão e preciso ter dinheiro, para o governo? Também não da porque com certeza vai para alguma conta não tão pobre assim. É sabe de que mais eu ainda confio mais em mim vou comprar o saquinho de alho, chegar bem pertinho daquela criança e pedir desculpas por continuar a ser o eterno fantoche que só se move de acordo com os movimentos dos cordéis.


Nenhum comentário: