segunda-feira, 9 de julho de 2012




Eleições 2012.
A campanha para os mais diversos cargos públicos nesta eleição, que se inicia, parece não ter ainda tocado os sentimentos dos eleitores. Talvez pelo acúmulo de dissabores, trairagens, mentiras, decepções acontecidas no decorrer do mandato que agora se finda os eleitores estão meio com as barbas de molho.Não é para menos, o projeto eleito em 2008, prometia uma nova cidade para os moradores, uma revolução na saúde, na educação, na segurança, uma reforma no quadro geral da prefeitura onde se prometiam menos cargos de confiança e muito mais agilidade da máquina pública. Mas, tudo ficou na promessa. 

O que se viu na realidade desde os primeiros dias do novo governo foi uma submissão ao mesmo grupo que há décadas manda e desmanda na cidade. E convém salientar, que todos foram culpados, e quando falo todos estou incluindo prefeito, vice, secretários, diretores inclusive de todos aqueles que elegeram estes que ai estão. Incluo-me neste grupo porque fui enganado, acreditei que o prefeito, por ter experiência como vereador, conhecendo os meandros de como funciona a administração publica tivesse a coragem de fazer frente a todas estas situações absurdas que aconteciam e que de fato daria uma nova vida para a cidade. A nova vida, como se viu ficou para a imensa lista de CCs, inclusive com troca de figuras para desqualificar o nepotismo. 

Aquele velho truque, de aceitar alguém aqui, enquanto em outro município eu coloco meus afilhados. No que diz respeito a mudanças o pobre povo desta cidade não tem nada a comemorar, os candidatos são os mesmos de sempre, trocando apenas a foto no santinho, e a criatividade de alguns que beira o ridículo. Resta saber se a população vai conseguir fazer uma triagem, uma garimpagem e encontrar alguma coisa que tenha valor para a cidade. Agora, mais do que nunca será necessário uma análise criteriosa de cada candidato. Não basta apena a indicação, ou algumas propostas , passa a ser importante a análise crua e completa da vida daquele que se apresenta para o cargo. 

Quem, realmente vai fazer o vestibular, para saber se este ou aquele é apto, seremos nos. Vamos investigar, vamos nos informar, ver a vida deste candidato em sociedade, como são suas relações em casa, o que faz na vida fora  da política, o que já fez, quais são as características pessoais que o indicam. Analise suas propostas, veja se elas apresentam fundamentos, tem candidatos que aproveitam estas oportunidades para prometerem coisas que fogem totalmente de suas alçadas. Atenção especial deve ser dada aos funcionários (CCs) que estiveram no mandato atual e agora se apresentam como oposição. Prometem uma revolução, novas alternativas, mas, se estiveram durante quatro anos mamando e não tiveram nenhum tipo de reação as coisas erradas que aconteciam, por que somente agora desejam um novo mandato para consertarem? 

Examine muito bem quando alguém se apresentar dizendo  - Eu fiz, isto, eu fiz aquilo – analise primeiro se o que ele apresenta como coisa sua não passa de projeto do governo federal ( como minha casa minha vida). Nestes casos não é nenhuma novidade, é obrigação. Os mesmos discursos que devem ser analisados e muito bem fiscalizados são aqueles que vão surgir dos mesmos que estiveram quatro anos na administração da cidade e não tiveram coragem de reagir e agora se apresentam como salvadores da pátria. Infelizmente, nossa Sapucaia parece viver sob a égide da mesmice. 

Entra eleição, sai eleição e os personagens serão sempre os mesmos, parece que nesta terra não tem gente capacitada para mudar os rumos, dar uma nova guinada, fazer voltar o sentimento de prazer em dizer que mora na cidade. Mas, nem tudo está perdido, analisando a relação de todos os candidatos a vereador tem alguns que realmente representam mudança, muito embora atrelados a siglas um tanto quanto desconfiáveis.

Nenhum comentário: