sexta-feira, 6 de julho de 2012




Início de campanha.
Em toda as mídias, a chamada principal diz respeito a corrida pela busca dos votos dos eleitores. Daqui para a frente seremos bombardeados diuturnamente por dezenas, centenas, milhares de mensagens vindas dos mais diversos meios de comunicação. Eu, particularmente abomino aquelas produzidas por carros de som. Acho até que a justiça eleitoral deveria proibir tais mensagens. 

Alem do fator poluição, tem aquele de divulgar mentiras deslavadas, verdadeiras gozações para com os nossos ouvidos. Mas, tem outro ponto que desejo comentar. Em minha opinião, acredito sinceramente que a verdadeira propaganda eleitoral o candidato faz realmente quando no desempenho de seu mandato. É ali, naquele momento que ele prova tudo aquilo que prometeu na campanha. Não interessam novas promessas, novos rumos, novos slogans, não adianta agora apresentarem-se com uma cara totalmente diferente daquela mostrada no decurso do mandato. 

Não existe nenhum tipo de programa de computador que mude o caráter da pessoa. O que deve pesar nesta hora, e deve ser nisto que o eleitor deve concentrar sua atenção, foi o desempenho do candidato seja no âmbito do seu mandato, no caso de reeleição, ou até mesmo de suas ações como cidadão. Pode ate parecer não ter nenhuma influencia, mas, tem e muita. O verdadeiro caráter é forjado no dia a dia, na luta pela sobrevivência, dos atos e fatos do cotidiano. 

Tem aquele que levanta às quatro horas da manhã para buscar o sustento da família, em compensação tem outros que buscam de outras formas e maneiras. Tem aquele que trabalham uma vida inteira e não conseguem sequer um cantinho seu para morar, outros em dois anos de mandato ficam milionários. A vida em casa, em sociedade, suas relações como chefe de família, ou mesmo como profissional liberal tudo isto devem fazer parte do conhecimento daquele eleitor que realmente deseja fazer uma escolha consciente. 

Costumamos não nos preocupar com estes detalhes, mas é ai que estamos dando o passo errado. O ato simples de apertar alguns algarismos, na urna eletrônica nos remete a uma responsabilidade muito grande. Aquele homem, ou mulher, no qual estamos apostando nossas fichas, vai nos representar, com todos os direitos, fazendo leis, executando trapaças, corrompendo ou sendo corrompido, tudo isto com o nosso aval. Por isto a importância destes momentos que a partir de hoje passamos a vivenciar. 

Aquele homem, para o qual estamos assegurando um lugar de destaque deverá lutar, brigar junto com você por melhores dias para a cidade, para a comunidade, projetos sociais que resolvam as dificuldades das pessoas. Ele vai ser responsável pelas verbas das escolas, dos postos de saúde, da segurança e de muitas coisas mais. Votar, é muito fácil, o difícil é saber votar, até porque, ninguém traz estampado na testa se é honesto ou não. Pense nisto cada vez que ouvir um alto falante, cada vez que te oferecerem um santinho com uma foto sorridente. 

Cuidado ali pode estar escondido talvez alguém que lhe pisou, e não lhe deu ouvidos. Agora é a hora da mudança. Quem não presta,deve cair fora.

Nenhum comentário: