quinta-feira, 19 de julho de 2012




O sonho do Bedeu.
Pois, ontem recebi a visita do meu amigo Bedeu, isto mesmo, o nome dele é Bedeu. Não me pergunte em que o pai e a mãe dele estavam pensando quando inventaram de dar este nome ao rebento. Agora cá entre nós ele tem mesmo cara de Bedeu. A visita, um tanto quanto inusitada, era para me contar uma novidade. Inusitada porque eu e este amigo costumávamos nos falar costumeiramente por telefone, raríssimas foram às vezes em que falamos, cara a cara. Mas, havia uma novidade então, tinha que ser olho no olho. 

Bedeu havia sido convidado a concorrer a vereador, e o pior tinha aceitado. Para que vocês que não conhecem o  meu amigo eu faço uma pequena apresentação. Ele é baixo, gordo, a cara é redonda. Quase que totalmente careca apesar de ter tão somente 35 anos, e usa óculos do tipo fundo de garrafa. Concentre-se, para que a imagem apareça na tela dos teus pensamentos, pois é isto ai que você imaginou agora é candidato a vereador pela sua cidade. Disse que precisava de uma ajuda, da minha pessoa, queria que eu criasse uma “música de campanha”. 

Ponderei em primeiro lugar que não sou músico, tenho realmente alguma facilidade para compor alguns versinhos, mas daí a embalar a candidatura do Bedeu, tinha muita diferença. Eu pago, disse ele, to montado na grana cara. O partido me emprestou uma grana, vão me doar até santinhos, vou forrar os bolsos. Ele derramou uma cascata de argumentos, até que enchi o saco e explodi: Pare, por favor, pare. Deixa-me fazer algumas perguntas pelo menos. O que você sabe sobre o cargo de vereador? O que você entende de política? Qual é a filosofia do partido que você apoia? 

Quais são os teus projetos, os teus planos, as tuas ideias, quem mais alem de você sabe que és candidato?Olhos arregalados, ele só me ouvia não falava nada. Quando finalmente caiu a ficha balançou a cabeça e disse. Eu não tenho, e não sei nada disto que tu falaste cara, ninguém perguntou nada, só apresentaram o meu nome e disseram que o salário era legal. Eu não tinha que me preocupar com nada, eles me dariam todos os apoios, inclusive projetos, tudo eles fariam eu só apresentaria. Hã, e tu acreditou?e aceitou? Cara tu estás sendo feito de bobo, os caras vão apenas te usar, você é praticamente analfabeto, não tem amigos, não tem eleitorado, eles viram em você apenas alguém que pode servir de ferramenta, como tantos outros que já existem. 

Você vai caminhar, vai visitar pessoas, vai impor nomes de gente que mal conhece, tu já pensaste na responsabilidade disto tudo? Pense bem, e se o teu candidato for um corrupto, um mercenário político, um crápula, você será um cúmplice por quatro anos, será cobrado pelos teus amigos, vizinhos, parentes. Será que vale a pena correr este risco? Meu amigo só coçava a cabeça, limpava os óculos e me encarava. Eu estava vibrando, estava conseguindo evitar mais um vexame.

Mas, não quis matar o sonho do Bedeu de vez, ele havia vindo buscar ajuda, um jingle, então vá lá ,perguntei se conhecia a musica do “atirei o pau no gato..” disse que sim, então rabisquei num papel, e entreguei a ele a nova letra: Atirei meu voto fora,e o prefeito se elegeu, mas o cara só trampeava, e o povo se Fu....(censurado).
E, como tem Bedeu's.

Nenhum comentário: