terça-feira, 17 de julho de 2012


Mercadores de ilusão 2
Desde que me conheço por gente escuto que Sapucaia do Sul tem que mudar, que os políticos (de uma maneira geral) são ladrões, mas até hoje não vi uma mudança que fosse para dar uma virada de mesa e fazer algo acontecer de forma radical. Não sei se por comodismo, por preguiça ou só por interesses mesmo, a verdade que a cada eleição é este banzé, esta zorra e na janela quem acaba aparecendo são sempre as mesmas caras. Já escrevi que acredito que neste município haja uma praga rogada por alguém com muita força. 

Os candidatos daqui da cidade não encantam mais ninguém, a gente não consegue ver nestas caras debochadas que os santinhos nos apresentam alguma coisa de novo. Sempre as mesmas promessas, mudanças, melhorias, novos planos, saúde, segurança, moradia, emprego. Não se vislumbram projetos alguma coisa que pudesse dar aquele ar de novidade. Não sei se é só comigo que acontece, ou se é só em Sapucaia este ar de marasmo. A própria campanha é um fiasco, apenas um dos candidatos parece estar concentrado em mostrar alguma coisa. Os encontros, os bandeiraços então nem se fala. 

O prefeito ao final de expediente pega os bando de CCs, da uma bandeira para cada um e manda ver. Mesmo assim é ridículo, ninguém demonstra confiança, otimismo, todos estão ali para receber os seus salário no fim do mês e tentar de alguma forma renovar o mandato, vergonhoso deste senhor. Sinceramente, se eu tivesse um milhão, jamais jogaria numa campanha, ainda mais sabendo que é uma aventura inglória, sem as mínimas chances. Compraria um sítio lá para bandas de São Chico e iria curtir o inverno ao lado de uma lareira, um chimarrão, e uma caipirinha. 

Estive fazendo as contas, baseado naqueles valores declarados ao TRE. É impressionante, aqui no município vai rolar nada mais nada menos do que quase DEZ MILHÕES de reais. Não existe candidato com vontade de gastar pouco. O maior valor declarado até agora é da chapa do vice, que apesar de fragilíssima está colocando a cifra de UM MILHÃO para conseguir um lugar ao sol. Tenho uma teoria sobre política que é muito diferente disto tudo que ai está. Primeiro, o candidato tem que inspirar confiança, ele tem que transmitir uma força de trabalho capaz de fazer o eleitor mudar até de voto. Quando se trata de candidato que já desempenhou um cargo, então fica muito mais difícil, pois a verdadeira campanha já deveria ter sido feita através das ações, dos projetos propostos e concretizados, através de sua firmeza em defender posições a até mesmo de impor-se nas horas de aperto. 

Ora, se não fez quando podia quer o quê agora? Nas notícias que chegam dos mais diversos bairros, através de emails, nota-se um descrédito dos eleitores, muitos inclusive evitam sair para a rua, para cumprimentar os candidatos, via de regra isto só está acontecendo quando o candidato é daquela rua. Mas a novidade é que em alguns bairros onde o Ballin, na eleição passada teve quase que a totalidade dos votos nas secções eleitorais, agora aparece uma aversão a figura do político. No mais não aparece qualquer mudança no perfil das conversas, entre amigos, nas rodas de bar, barbearias, e até mesmo nas associações de moradores. Ninguém abre o jogo mas, quando se insiste e fala em situação, os contrários são maioria. 

Talvez seja pelo fato de que ninguém queira abrir o voto até porque as eleições estão longe, e a possibilidade de viradas espetaculares existe, ainda acenda em alguns a esperança de um cargo com o futuro administrador. A corrida até aqui apresenta os mesmos lugares demonstrados quando da largada. E notem bem, não estou fazendo apostas, muito menos apresentando dados, estou apenas relatando o que me chega através dos meus contatos. É bom sempre lembrar, porque pode algum imbecil de plantão inventar de criar caso. Eleitor amigo, Sapucaia merece coisas melhores do que tudo isto que já apareceu. Não jogue o teu voto fora, eleja, mas, não reeleja ninguém que já tenha aparecido antes como salvador da pátria.

 Esta é a hora de cortarmos este ciclo dos mesmos de sempre. Examine muito bem o candidato, principalmente a vida em família, os hábitos, os costumes, as amizades, do jeito como ele vive, e preste muita atenção aos projetos apresentados. Cuidado, muito cuidado, já tem diabinho se apresentando com anjinho, é só prestar atenção.  

Nenhum comentário: