sexta-feira, 13 de julho de 2012

A EMPRESA




Quero convidar você a fazer um pequeno exercício, com o qual pretendo clarear um pouco mais, a grande responsabilidade que está por trás do simples ato de depositar o voto na urna. Vamos imaginar que você é proprietário de uma grande empresa. Esta, foi criada por familiares, há décadas e agora compete a você fazer o gerenciamento.Ela produz artigos da máxima importância para a sobrevivência das pessoas. A própria convivência em sociedade fica seriamente abalada se a sua empresa, por qualquer motivo vier a perder o nível de competência de produtividade, em resumo, vier a abandonar de vez a qualidade na prestação de serviços. 

Como bom administrador, é claro, sua preocupação vai recair sobre o quadro de colaboradores com os quais vai dividir as responsabilidades que cada setor deverá acolher. Assim, é muito importante prestar atenção em todos os departamentos, pois dentro do ambiente projetado, é da competência de cada um extrair o máximo de rendimento para que lá no fim o somatório de todos apareça na forma de lucros. Vamos imaginar um organograma simples, gerência, contabilidade, tesouraria, recursos humanos, produção, vendas, expedição. Você está montando este esqueleto e tem na cabeça que cada nome, cada cargo tem sua importância. Ai eu faço uma pergunta: 

Quais seriam os critérios que seriam adotados para fins de seleção e recrutamento destes funcionários? A empresa é sua, existe todo um aglomerado de responsabilidades das quais somente você será o responsável. Qualquer erro vai se refletir lá, sobre a sua mesa. Desde as gerencias, passando pelas chefias, de departamentos, funcionários das linhas de produção e expedição todos deverão trabalhar de forma organizada, e em total sintonia. Claro, é um momento difícil,muitos serão os candidatos, uns com muita prática, bons currículos , outros sem nenhum conhecimento, currículo montado as pressas, má vontade. Está lançado o desafio: 

Que tipo de colaborador você faria questão de colocar na sua empresa? Claro que a resposta não poderia ser outra, escolheria os mais preparados profissionalmente, aqueles que conseguissem nas provas aplicadas, atingir os melhores resultados. Pois é, nas empresas é assim que se age, é assim que se faz uma seleção dos melhores, é assim que se monta um time, é assim que se busca o melhor. Por que então não fazermos o mesmo com relação a política. Nosso município é uma grande empresa,muitos são os desafios, não podemos delegar poderes, e postos de comando para pessoas sem preparo,sem conhecimento, sem perfil, sem currículo sério,honesto e de respeito. 

Se, na iniciativa privada, é tão difícil a seleção dos melhores, e onde o salário não é ,na maioria das vezes, o melhor o que dizer no emprego público onde não existe controle efetivo de nada, e como se sabe o salário de cada um depende, as vezes, até de um belo par de pernas a mostra. Temos que aprender a exigir qualidade. Você vai a supermercado, você compra alimentos vencidos? Não. Você quer o melhor, e assim é com roupas, eletrodomésticos, material de construção. Estamos sempre exigindo qualidade, em tudo menos na política. Ali vale qualquer droga, não nos interessa, saber se presta ou não, o currículo não existe, há, mas o cara é legal, ele já me ajudou. 

Gente, estamos fazendo uma seleção para a nossa empresa (cidade) tem muitas vidas em jogo, tem muitíssimos interesses por de traz daquele botão. Desde o gerente (prefeito) até os colaboradores (vereadores) e a nossa responsabilidade não pode ser atirada no lixo. De uma escolha com critérios vai depender o futuro de muita gente. As leis criadas por estes senhores serão aquelas que vão ordenar nossas vidas, o dinheiro de nossos impostos vai passar pelas mãos do prefeito para que ele produza benfeitorias para todas as pessoas. Não podemos delegar poderes de rei a que não tem competência para ser pastor de ovelhas. 

Pense bem, quem elege somos nós. Feche os ouvidos para bobagens, papagaiadas e promessas. Estude com carinho cada cara que se apresenta, cada proposta, veja se existem coerências entre aquilo que é ofertado com aquilo que realmente é carência no município.Cumpra o seu papel; Eleja, mas não reeleja, quem já passou pelo serviço público pelo menos nos últimos trinta anos. Vamos modificar o quadro de colaboradores da nossa empresa. 

Nenhum comentário: