segunda-feira, 2 de julho de 2012


Os barquinhos.
Em época de campanhas tem muita gente que costuma vibrar: Oba, agora vou faturar, santinhos, placas,fotos, enfim toda aquela parafernália que eles, os político,s usam para nos ludibriar e permanecer na sombra e água fresca por mais quatro anos.Aqui em Sapucaia, não obstante o clamor geral por mudanças parece que a tão sonhada “mudança” não acontecerá tão cedo.

 Espere, não estou dizendo que o Ballin irá se reeleger, até torço para que DEUS nos livre deste pesadelo. O problema é que todos os postulantes a cargos nestas eleições são os mesmos de eleições anteriores. Quer dizer, ganhe quem ganhar, quem vai continuar no prejuízo seremos, nos mesmos. Agora acompanhem meu raciocínio, fechem os olhos e se concentrem na imagem que vou tentar criar. 

Estamos, nos eleitores, numa praia imensa, a nossa frente um mar limpo e tranquilo, num piscar de olhos a imagem muda, na linha de horizonte começam a surgir pequenas silhuetas, e que aos poucos vão tomando forma, os vultos se aproximam, e podemos notar que se tratam de barcos, muitos barcos, uns com poucas pessoas, outros com o convés abarrotado, com a linha de navegação quase toda submersa. Mas, esperem, tem um detalhe; 

Cada um daqueles barquinhos se move puxado por uma corda de naylon, e esta é tracionada por grupos de pessoas que estão a praia. A cada grupo equivale um barco, e o tamanho do barco remete ao tamanho do grupo.Na verdade, o que quero é fazer um pequeno exercício para que possamos entender algumas coisas que passarão a acontecer daqui para a frente até o dia três de outubro. 

Os barcos, são na realidade as coligações políticas entre as diversas siglas, e as cordas que os trazem para a beira da praia são os seus filiados, colaboradores, e simpatizantes. Aqui na cidade nó já podemos visualizar alguns destes barquinhos e seus ocupantes. A lógica,nos sinaliza que dois destes barcos vão polarizar as atenções. São os “grandes” cujos capitães tentarão durante os próximos sessenta dias, abastecer sua nau para chegarem com sua tripulação as ilhas da fantasia, a prefeitura e a câmara municipal. 

Vou atribuir a ordem de largada pelo potencial, observado até agora, e levando em conta as  informações trazidas por meus contatos nos levam a colocá-los na seguinte ordem. A primeira tem no seu timão Marcelo Machado, que saiu da prefeitura, um tanto quanto desgastado, pelas inúmeras acusações e denuncias. Seu barco vem com apenas duas bandeiras.  No segundo vem o atual prefeito Vilmar Ballin, seu barco vem com mais bandeiras, o que no entanto, não lhe confere muitas vantagens pois muitas destas bandeiras estão sustentadas por anões. 

Vem com a marca de uma grande antipatia por parte de seus eleitores pelas inúmeras traições, e mentiras quanto ao fato de não respeitar o que foi tratado na eleição anterior. O Terceiro barco, está nas mãos de um “senhor Advogado” Dr. Lourenço. É uma novidade em matéria de nome, já que nunca participou de forma mais atuante na política do município. Seu prestigio muito se deve ao fato de ser um Expert na área trabalhista. Mas, se por um lado isto o qualifica, o lado que talvez possa lhe causar incômodos é o fato de que por traz de sua candidatura esteja o Cel. João Luiz Scopel. 

A carga negativa, de ter traído seus eleitores, na última eleição, quando atirou-se nos braços do PT, pode agora lhe trazer alguns aborrecimentos. Ainda mais depois doas declarações com referencia ao absurdo aumento concedido aos vereadores do município.



O quarto barquinho tem a frente outra figura que já foi destaque na gestão do Marcelo Machado. O Sr. Paulo Borges.Esta "chapa" vem com os mesmos vícios de origem do mandato anterior. Paulo Borges ficou conhecidíssimo pelas controvérsias no setor da saúde do município, quando tudo estava virado num caos.Nas promessas o de sempre: Priorizar a saúde, ponto fraco de todas as administrações, mas, para quem o conhece e acompanhou sua trajetória, bem como a administração dos serviços do SAMU na cidade, fica muito desconfortável fazer qualquer previsão. Vem apenas para dividir votos. Não creio que tenha verdadeiras chances de emplacar alguma coisa. Desagradável ficar sabendo que algumas pessoas de índole boa,só estejam na lista de candidatos a vereadores pelo fator legenda. 



O quinto e último barco, tem no timão o Atual vice prefeito, Ibanor Catto. Acredito que por todas as historias, por todas as covardias , por todas a vezes em que se omitiu, e não agiu de forma mais contundente com seu colega de chapa Vilmar Ballin, vai permanecer no quarto e último lugar de inicio ao fim. Tem contra si alguns assessores que fizeram com que mudasse totalmente seu perfil. Transformaram-no em um homem frio, calculista, traiçoeiro, e covarde a ponto de cortar relações com seus amigos e aliados. Sua candidatura, vai ter apenas uma incumbência, ou seja, retirar votos do Ballin, e só. Outro fator que deverá ser cobrado tanto por adversários quando por simpatizantes da sua candidatura é o porque, se declarou guerra ao prefeito por não concordar com suas atitudes, continuou no governo. 


Como é que agora pretende resolver aquilo que teve chance de arrumar em quatro anos e não o fez? Largou segurando a lanterna e vai terminar com ela nas mãos.


.........................Continua..........................

Nenhum comentário: